Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 Modelismo - AVIAÇÃO MILITAR PORTUGUESA


 

Visite também os Sites:

 

Modelismo - AVIAÇÃO MILITAR MUNDIAL

 

OBERION - Fantastic

Fantasy Art

 

 

 

 

 

NOVIDADE

Não sabe montar Kits de Modelismo?

Peça a montagem e pintura de miniaturas de aeronaves por encomenda. Contacte: neloolen@msn.com

 

 

SHOP

Aviation Art

 

Compre pinturas artísticas em tela das aeronaves militares portuguesas, aqui 

 

 

 

 

 

MILLENNIUM

 

 

 

 

FAP 70 ANOS

 

 

 

 

 

REAL THAW 2024

HOT BLADE 2024

 

 

 

 

 

HOT BLADE 2023

 

 

 

 

REAL THAW 2023

 

 

 

 

 

REAL THAW 2022

 

 

 

 

HOT BLADE 2021

   

 

 

 

ALOUETTE III

1963 - 2020

 

 

 

 

ALPHA JET

1993 - 2018

 

 

 

 

 

Asas de Portugal

T-37C Tweet

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO

As miniaturas expostas neste Site não estão à venda, são de colecções privadas.

 

 

NOVIDADES

(Mai/Jun/Jul/Ago 2024)

Hawker Hurricane MK IIC

FTB-337G Super Skymaster

Fiat G.91R/4 Gina

T-33A T-Bird (38 Anos FAP)

Northrop T-38A Talon

S-70A Black Hawk

Koala (novas fotos)

EMB-390 Millennium

Expo Modelcult 2023 (Loulé)

Real Thaw 2023 (BA11 Beja)

Hot Blade 2023 (BA11 Beja)

Real Thaw 2024 (BA11 Beja)

Hot Blade 2024 (BA11 Beja)

 

 

AERONÁUTICA MILITAR

P-39D Airacobra

Mohawk MK IV

Master T.MK III

Lysander MK IIIA

Blenheim MK IVL

P-38G Lightning

Spitfire LF.MK VB

Hurricane MK IIC

 

 

AVIAÇÃO NAVAL

Beaufighter MK X

Beaufighter TF.MK X

 

 

FORÇA AÉREA PORTUGUESA

AT-6C Texan

Harvard MK IV

T-6G Texan

SA-316B Alouette III

Fiat G.91R/4 Gina

Fiat G.91R/3 Gina

Fiat G.91T/3 Gina

A-7P Corsair II

Alpha Jet-A

FTB-337G Super Skymaster

DHC-1A Chipmunk

DO-27A-4

F-47D Thunderbolt

F-84G Thunderjet

T-33A T-Bird

F-86F Sabre

T-38A Talon

F-16B Fighting Falcon

C-212-300S Aviocar

 

 

CONTADOR 


Total de visitas: 373835
EMB-390 Millennium - o novo avião da FAP

 

 

 

Embraer EMB-390 Millennium

 

 

 

Introdução:

 

Chegou a Portugal, escoltado por dois caças F-16AM Fighting Falcon da FAP, o primeiro avião de transporte e reabastecimento aéreo Embraer EMB-390 Millennium (C-390 de transporte e KC-390 de reabastecimento aéreo nas nomenclaturas da FAB-Força Aérea Brasileira).

Este Embraer EMB-390 Millennium para entrega à FAP descolou no dia 15 Outubro 2022 às 15.00h locais da pista da fábrica da Embraer sediada em Gavião Peixoto, no Brasil, com destino ao Aeroporto Internacional de Recife-Guararapes, onde fez a primeira escala técnica para reabastecimento antes de cruzar o Oceano Atlântico. Depois partiu em direcção ao Aeroporto Internacional de Espargos, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, tendo feito novo reabastecimento e pausa para descanso e pernoita da tripulação. Por fim, entrou no espaço aéreo de Portugal sobrevoando a linha da costa portuguesa à vertical de Vila Nova de Milfontes às 10.26h tendo aterrado na pista da BA11 (Base Aérea Nº11) em Beja às 10.54h da manhã de domingo dia 16 Outubro 2022. É nesta base aérea onde vai ficar sediado para efectuar os exigentes testes do (IOC-Initial Operating Capability), receber determinados equipamentos padrão da NATO bem como os certificados de aeronavegabilidade autorizados pela AAN-Autoridade Aeronáutica Nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O avião:

 

A nova aeronave recebida pela FAP ostenta a pintura integral de baixa visibilidade em cinzento médio (FS36173 / Humbrol 156 / Lifecolor UA046 / Vallejo 71.051 / AK 11018) igual à dos aviões C-295M/MPA Persuader, C-130H/H-30 Hercules e helicópteros S-70A Black Hawk da FAP. As laterais da fuselagem dianteira têm a nomenclatura por extenso Força Aérea Portuguesa, as insígnias da Cruz de Cristo estão nas laterais da fuselagem traseira, a matrícula PT-ZDK com que chegou é provisória até poder apresentar a nova matrícula 26901 da FAP, por enquanto tapada com uma faixa preta por cima da Bandeira Nacional nas laterais da deriva/empenagem vertical.

 

Trata-se na verdade de um Embraer EMB-390 Millennium (e não um KC-390 ou um C-390, nomenclaturas militares usadas exclusivamente pela FAB-Força Aérea Brasileira). O EMB-390 Millennium é um avião muitíssimo avançado, esteticamente muito bonito, de linhas aerodinâmicas fluídas, belas e bem conseguidas. Representa velocidade, alcance, projecção de força, capacidade de transporte e modernidade, saltos qualitativos inquestionáveis.

 

 

 

 

 

(Acima) aspecto da moderna cabine de pilotagem com o (CNS-ATM-Communications, Navigation and Surveillance - Air Traffic Management) englobados num (DGC-Digital Glass Cockpit) Collins Pro Line Fusion Suite onde se destacam os grandes ecrãs computorizados policromáticos (a cores) e multi-funções, os chamados (LCD/MFD-Liquid Crystal Display/Multi-Functional Display) onde são apresentados, entre outros, dados do radar meteorológico (SAR/ISAR-Synthetic Aperture Radar/Inverse) situado no nariz do avião, dados dos instrumentos de voo, sobre a navegação, mapa móvel digital (DMM-Digital Moving Map), instrumentos dos motores, aproximação aos aeroportos, radares de controlo de tráfego aéreo, aterragem, descolagem, comunicações etc. O sistema integrado de visão aprimorada (IEVS-Integrated Enhanced Vision System) proporciona à tripulação melhor consciência situacional em missões mais exigentes ou perigosas. A consola central tem as manetes dos aceleradores dos dois motores a reacção a jacto (turbofans), os computadores de planificação de rotas, o piloto automático (AFCS-Automatic Flight Control System), os sistemas combinados/embutidos "embedded" de navegação de alta precisão inercial e por satélite (INS-Inertial Navigation System/GPS-Global Positioning System), o sistema de navegação aerotáctica (TACAN-TACtical Air Navigation), o transponder avançado de identificação "amigo ou inimigo" (AIFF-Advanced Identification Friend or Foe), o sistema de comunicações seguras encriptadas tipo "multi-salto-rápido" (HQC-Have Quick Crypto) NATO Link-16 que inclui o subsistema (MIDS-Multifunctional Information Distribution System/JTRS-Joint Tactical Radio System) bem como os rádios-transceivers de comunicações seguras (voz/dados/imagens/multibanda/multimodo Network/INFOSEC/VHF/UHF) Rockwell Collins RT-1990A(C) e via-satélite (SATCOM-SATellite COMunicatios/MUOS-Mobile User Objective System) Rockwell Collins ARC-210(V). De notar que ao nível dos olhos, frente aos pára-brisas, há visores digitais electroluminescentes (HUD-Head Up Display) tal como nos caças. E em vez dos habituais "volantes", o EMB-390 Millennium tem "side-sticks" laterais activos com botões "switches" para o comando e controlo do avião. O sistema de controlo de voo, em vez de hidráulico-mecânico, é totalmente electrónico-digital ou (FBW-Fly By Wire) podendo ser pré-programado e personalizado às preferências dos pilotos. Toda a iluminação exterior do avião e do seu cockpit é compatível com o uso de "óculos de visão nocturna" (NVG-Night Vision Goggles) pelo piloto e co-piloto. As equipas mecânicas do avião contam ainda com a ajuda de um sistema (OMS-Onboard Maintenance System) que faz inúmeros "check-up" de diagnóstico, detecção e localização de eventuais falhas e/ou avarias para facilitar as manutenções e diminuir o seu tempo, melhorando a disponibilidade e rentabilidade da aeronave.  

 

 

 

 

 

 

O bonito EMB-390 Millennium é um avião cargueiro (C-390), de tamanho médio, bimotor, com asa alta de diedro negativo, cauda em T, fuselagem com secção semi-quadrangular e grandes sponsons laterais para o trem de aterragem, estando equipado com rampa traseira. Trata-se de uma aeronave com capacidade multi-missões (multirole), podendo efectuar operações tácticas e estratégicas em "todo-o-tempo", ou seja, em quaisquer condições atmosféricas (all-weather), sem limitações. A sua ampla cabine de carga pode ser configurada rapidamente por uma equipa de terra (ground team) para o transporte de tropas completamente equipadas, lançamento de paraquedistas, transporte de diversas viaturas, atrelados, veículos blindados, chaimites, tanques, canhões de artilharia "howitzers", contentores de campanha, depósitos-cisterna, embarcações de tamanho compatível e até helicópteros e caças semi-desmontados. O piso tem esteiras com roletes para carregar e descarregar cargas afiveladas em paletes rolantes standard. Para a sua deslocação interna há um guincho electro-pneumático em carril no tecto. A movimentação é controlada por um sistema de manuseamento de carga (CHS-Cargo Handling System). Tal como nos C-130 Hercules, podem ser feitos lançamentos de cargas em voo rasante ou a baixa altitude com extracção por paraquedas (LAPES-Low Altitude Parachute Extraction System). O avião pode ainda fazer missões oceânicas de busca e salvamento (SAR-Search And Rescue) mediante o emprego de kits de missão especializados e lançador de botes salva-vidas insufláveis. Como complemento com melhorias significativas para esta, ou outras missões, o avião tem sob a sua dianteira ventral, à esquerda, pontos fixadores para montar um cabide "pylon" com "racks" para um pod (APTPS-Advanced Precision Targeting Pod System) Rafael-Northrop Grumman AAQ-28 Litening que disponibiliza rastreador e designador laser, medidor de distância, câmara TV-EO-CCD electro-óptica e visor por infravermelhos (FLIR-Forward Looking Infra-Red). As imagens ampliadas de alta resolução podem ser captadas desde grandes distâncias, de dia ou de noite, em quaisquer condições meteorológicas, focando os alvos com elevados detalhes para melhor identificação destes. Para o reabastecimento aéreo de aviões e helicópteros em voo (IFR-In-Flight Refueling), o aparelho pode ser equipado com dois fuel-pods (WARP-Wing Aerial Refueling Pod) Cobham debaixo das secções externas das asas (tornando-se assim num KC-390). O próprio também se pode reabastecer em voo com a sua sonda em haste "probe" localizada por cima da cabine de pilotagem, dando-lhe um aspecto de unicórnio. Este método de reabastecimento em voo chama-se "probe-and-drogue" ou "cesta e funil". Em missões secundárias o avião pode ser configurado como transporte de passageiros em assentos montados na cabine de carga, podendo também efectuar missões humanitárias e evacuações médico-sanitárias de feridos (MEDEVAC-MEDical EVACuation) com 74 macas (STANAG 2040-STANdardization AGreement 2040 - SFS-Single Fold Stretcher) montadas previamente mais itens de emergência e apoio para oito paramédicos, incluindo sistema de suporte de vida. Caso a aeronave seja usada para auxiliar no combate aos incêndios florestais, pode ser montado um kit especial (MAFFS II-Modular Airborne Fire Fighting System II) capaz de descarregar ou pulverizar até 11.300L de água/retardante/Sacksafoam anti-fogo alojados num depósito-cisterna associado. Todo o conjunto deste kit é montado num trailer que depois rola pelo piso em cima das esteiras com roletes sendo fixado na traseira do avião junto ao portão da rampa. Depois de travado ele requer apenas a ligação de tomadas de energia eléctrica do avião para o seu funcionamento. Este kit, muito prático, foi projectado para fazer interface com o (CHS) podendo ser rapidamente instalado ou removido pela equipa de terra (ground team).

A gestão de todas estas configurações de cargas é feita pelo terceiro tripulante (loadmaster) num compartimento independente equipado com (CMS-Cargo Management System) que é capaz, de forma automática, lançar as cargas no preciso momento através do modo (CCDP-Continuously Computed Delivery Point).

Para incremento da segurança, o avião tem uma turbina eólica (RAT-Ram Air Turbine), a hélice, hidráulico-escamoteável, que quando accionada gera energia eléctrica em caso de emergência (EEPGS-Emergency Electric Power Generator System).

Em caso do avião operar a partir de pequenos aeródromos de campanha, ou desde pistas improvisadas, sem ajudas de terra, ele é auto-suficiente pois está equipado com uma turbina de energia eléctrica e hidráulica (APU-Auxiliary Power Unit) que "alimenta" todos os sistemas da aeronave e os seus motores no arranque.

 

 

Auto-protecção:

 

Caso o operador deseje, a Embraer disponibiliza para o EMB-390 Millennium (através de subcontratistas como a empresa israelita Elbit Systems) os seguintes dispositivos de auto-protecção anti-míssil: sistemas passivos de alerta (RWR-Radar Warning System), (LWS-Laser Warning System), (MAWS-Missile Approach Warning System), sistemas activos de "jamming" (DIRCM-Directional Infra-Red Counter-Measures), dispensador de iscas "chaff" e "flares" para despiste de mísseis (CMDS-Counter-Measures Dispenser System), e pod multi-modular (SPEAR-Self-Protection, Electronic Attack and Reconnaissance) que é um sistema externo para interferências electrónicas activas (AECM-Active Electronic Counter-Measures) que combatem radares de rastreio, em terra, mar ou ar, ou provocam despiste de mísseis hostis de qualquer tipo, sejam guiados por radar, infravermelho ou laser. As aeronaves de guerra habitualmente enfrentam o desafio de evoluírem e se manterem rapidamente acima das ameaças dos espaços de batalha em que uma defesa multi-camadas é crítica para a sua sobrevivência. Contra-medidas electrónicas, incluindo soluções avançadas de bloqueio, fornecem uma protecção importante. Superando as defesas aéreas e as comunicações inimigas, os sistemas de contra-medidas protegem as aeronaves e as suas tripulações enquanto permitem a conclusão bem-sucedida das missões. A resposta eficaz é a aeronave portar externamente um, ou mais, pods de contra-medidas electrónicas eficazes e comprovados em combate. Um desses sistemas é o pod (SPEAR) do fabricante israelita Elbit Systems. Ele emite para o espaço aéreo fortíssimos pulsos e radiações protegendo a aeronave portadora contra mísseis inimigos guiados por multi-frequências. Simultaneamente ele também baralha e confunde os radares de detecção e os sistemas-guia das defesas anti-aéreas, emitindo ataques electrónicos automáticos consoante os tipos e características das ameaças. Este pod permite também reconhecimento electrónico das localizações, vigilância e acompanhamento das ameaças na terra, no mar, ou no espaço aéreo à volta da aeronave. No total ele cria um imagem virtual completa de todas as ameaças circundantes, o alcance é secreto. Também fornece capacidade-radar muito sofisticada, além de técnicas de interferência multi-camadas que enganam e suprimem os radares de aquisição das anti-aéreas e dos mísseis inimigos. O pod (SPEAR) pode operar de forma independente ou como parte de um conjunto mais amplo de Guerra Electrónica (EW-Electronic Warfare) montada pelas forças aliadas. O pod (SPEAR) usa vários receptores digitais de banda larga, de última geração, e canais (DRFM-Digital Radio Frequency Memory), integrando-se facilmente com os meios de (EW) já existentes na NATO. Ele atinge a cobertura total da banda de frequências numa ampla cobertura espacial sendo capaz de lidar simultaneamente com várias ameaças. Transmissores (SSPA-Solid State Phased Array) permitem alta potência, com resposta direccional rápida e autónoma. A FAP concluiu o programa de qualificação e certificação deste pod a bordo do seu primeiro avião EMB-390 recebido, permitindo que a futura frota opere nos mais complexos e perigosos teatros bélicos.

 

 

 

(Acima) o pod multi-modular Elbit Systems (SPEAR-Self-Protection, Electronic Attack and Reconnaissance) é um sistema externo para interferências electrónicas activas (AECM-Active Electronic Counter-Measures) que combatem radares de rastreio, em terra, mar ou ar, ou provocam despiste de mísseis hostis de qualquer tipo, sejam guiados por radar, infravermelho ou laser. Este pod é fixado a um cabide "pylon" subalar do avião. Podem ser usados dois ou apenas um consoante as necessidades tácticas no teatro de guerra.

 

 

Também na área anti-balística a Embraer não se descuidou: contra tiros de metralhadoras, caso a aeronave seja atacada em terra, todas as partes críticas da sua fuselagem, área ventral, piso, asas, cauda e gôndolas dos motores têm blindagens internas do tipo "hypodermic bulletproof" à prova-de-balas. São protecções anti-balísticas do tipo "honeycomb" fabricadas com materiais compósitos em favo de colmeia, principalmente kevlar e fibra de carbono, mais leves e várias vezes mais fortes que o aço. Estes escudos internos ultra-resistentes impedem a penetração de projécteis até ao calibre padrão NATO 0.50"/12,7mm.

Além disso, para incremento da segurança pode ser usado combustível especial JET JP-5 de muito baixa volatilidade e elevado ponto de ignição, os sistemas abastecedores e os "fueltanks" do avião são do tipo "self-sealing", autoselantes e à prova de explosão, tendo também tubagens redundantes triplicadas com percursos diferentes e alternativos, bloqueadores e extintores automáticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Acima) dimensões e alguns exemplos de cargas transportáveis.

 

 

Contrato e produção:

 

Do ponto de vista industrial, o EMB-390 Millennium foi um grande passo tecnológico e científico. Trata-se da maior aeronave produzida na América Latina e que, definitivamente, a alça a uma posição de destaque ao despontar mundialmente como polo gerador de um produto moderno, bem projectado e extremamente competitivo num sector caracterizado pelo uso das mais avançadas tecnologias de ponta do mundo. No enfoque comercial as perspectivas também são muito positivas pois esta aeronave tem um potencial de vendas até agora reservado apenas para aviões de origem ocidental. Militarmente falando, o significado é igualmente importante pois trata-se de um avião que representará um significativo aumento de capacidade em relação às aeronaves antigas que vai substituir no futuro. É inevitável que outras forças aéreas venham a reconhecer as vantagens e igualmente sejam atraídas pela opção brasileira na hora de substituir os seus aviões de transporte em fim de vida útil. A Embraer sempre foi mestra em identificar nichos de mercado e a preenchê-los com produtos de elevada qualidade. Foi assim com o Bandeirante, o Brasília, o Tucano, o Super Tucano e os jactos de passageiros da família EMB-170/190 que tanto sucesso têm tido pelo mundo. Os analistas de mercado da Embraer mais uma vez fizeram um excelente trabalho tendo identificado um potencial de vendas para 700 aeronaves na categoria deste seu cargueiro, espalhadas por 77 países.

 

Desde os inícios do projecto previa-se para este cargueiro uma velocidade de cruzeiro alta, capacidade de operar em pistas curtas, semi-preparadas, em terra batida ou em campo (STOL-Short Take-Off and Landing), incluindo poder entregar carga lançável em voo pelo sistema (LAPES), possibilidade de fazer e/ou receber reabastecimento em voo se solicitado pelo cliente, cockpit equipado com aviónicos no “estado da arte” e iluminação compatível com o uso de “óculos de visão nocturna” (NVG), além da capacidade para voar em "todo-o-tempo", ou seja, em quaisquer condições meteorológicas (all-weather). A secção transversal prevista para o compartimento de carga permitia-lhe transportar um tanque de lagartas, ou um grande blindado do porte de um 8×8 Patria AMV, ou um 8x8 LAV-25, ou ainda três 4x4 TT Humvee.

 

A filosofia do projecto foi mantida para obter maior mobilidade, capacidade de carga superior à dos concorrentes directos, elevada robustez que permitisse a sua utilização nos mais diversos cenários difíceis, enorme flexibilidade para poder cumprir uma variada gama de missões usando as mais avançadas tecnologias aeroespaciais. Por fim, o enfoque era que tudo redundasse numa baixa carga de trabalho para a tripulação e para as equipas de terra, bem como grandes fiabilidades dos imensos sistemas e facilidades nas manutenções em toda a complexidade do avião.

 

A primeira tripulação portuguesa, deslocada para o Brasil, concluiu com sucesso o curso de qualificação no EMB-390 Millennium em Novembro 2021. A BA11 em Beja será a base operacional onde ficarão sediados os cinco aviões estando para isso a serem construídas novas instalações de apoio à renovada Esquadra 501 Bisontes. Segundo o calendário definido, este primeiro EMB-390 entrará oficialmente em (IOC-Initial Operating Capability) na FAP em Fevereiro 2023, estando a primeira missão oficialmente prevista para Outubro 2023, os restantes quatro aparelhos irão sendo entregues ao ritmo de um por ano até Fevereiro 2027.

Estes novos EMB-390 irão complementando a antiga frota dos C-130 Hercules e gradualmente os irão substituindo ao longo desta década até 2030. Os C-130 vêm cumprido as suas missões de forma admirável e muitíssimo fiável por estes últimos 45 anos, tendo atingido recentemente o marco das “85 mil horas voadas ao serviço de Portugal" (dados de 2022). Assim, para se manterem como aviões actuais e corresponderem aos requisitos da NATO, estes antigos C-130H (curtos) e C-130H-30 (longos), operados desde 1977 pela Esquadra 501 “Bisontes”, vêm sendo submetidos a um programa de modernizações (MLU-Mid Life Upgrade) que incluem novos sistemas aviónicos digitais, de navegação e comunicações, sendo esses trabalhos executados na OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, desde o início de 2022.

 

Em 2019 o Governo de Portugal adquiriu por 827 milhões de euros, num contrato acordado com a Embraer brasileira, cinco aviões Millennium, havendo a opção para mais um. Esse contrato inclui ainda serviços de sustentação logística e técnica das aeronaves durante os primeiros doze anos e um simulador de voo electrónico-digital (Fullflight Simulator CAT 3D). Fora do âmbito desse contrato está a aquisição de suites de auto-protecção anti-míssil da empresa israelita Elbit Systems e ainda blindagens em materiais compósitos a serem instalados pela OGMA em Alverca.

 

 

 

 

 

 

 

 

Participação portuguesa:

 

(Acima) o desenvolvimento deste modelo de aeronave envolveu parcerias com Portugal, pelo que alguns dos seus componentes principais são fabricados em materiais compósitos avançados nas novas instalações da Embraer em Évora e na OGMA em Alverca: fuselagem central, sponsons do trem de aterragem principal, respectivas portas, e os elevadores dos estabilizadores horizontais.

É a maior participação portuguesa de sempre na construção de uma aeronave e o nosso país será, depois do Brasil, o segundo do mundo e o primeiro da Europa e da NATO, a operar este tipo de avião. Como curiosidade: a aeronave europeia de transporte estratégico Airbus A400M Atlas é um aparelho muito maior e muito mais caro, situado numa classe acima, sendo no entanto também um rival directo do aparelho brasileiro no Mercado da Aviação Militar.

 

 

 

 

 

O que representa para Portugal:

 

O novo avião Embraer EMB-390 Millennium é uma valência muito importante para a capacitação da FAP e para o estreitamento diplomático das relações entre Portugal e Brasil, bem como para o desenvolvimento do nosso cluster aeronáutico português, sendo ainda um prodígio acrescido para o desenvolvimento das nossas Tecnologias, Engenharias, Ciências, Economia e Defesa nacionais.

A frota destas novas aeronaves irá robustecer a capacidade de acção militar nacional, assim como amplificar as capacidades de apoio logístico e material às forças militares portuguesas destacadas pelo mundo. Irá também aumentar de forma mais célere e eficaz a capacidade nacional de apoio, protecção e evacuação em emergências à diáspora portuguesa emigrante. Trata-se pois de um avião muito importante para Portugal, para a FAP e para as Forças Armadas Portuguesas em geral. Portugal não pode perder o foco, os recursos do país não são ilimitados e as necessidades são múltiplas. Mas para a sua subsistência, independência e integridade, os investimentos dos futuros governos nas Forças Armadas Portuguesas deverão ter posição central.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

A sua utilidade:

 

A Defesa de Portugal faz-se muitíssimo para além das suas fronteiras terrestres ou físicas. A nossa imensa área marítima ZEE-Zona Económica Exclusiva, as ilhas do arquipélago dos Açores, da Madeira, Porto Santo e Desertas bem como a gigantesca área tridimensional do nosso Espaço Aéreo Nacional são das maiores do mundo. Este investimento realizado deverá ter ainda em consideração a tipologia das missões e operações no exterior em teatros operacionais habitualmente perigosos e de grande exigência.

Esta renovação da frota de transporte da FAP é uma necessidade premente perante a existência desta Nova Ordem Mundial em grande convulsão, com novas potências bélicas emergentes, entre novos teatros de operações, com actores belicistas desafiantes, perante guerras, conflitos e crises que eclodem inesperadamente. A necessidade de acompanhar de forma próxima os futuros desenvolvimentos tecnológicos e científicos, exigem que Portugal e a FAP se mantenham dentro das mais recentes evoluções na avançadíssima área aeroespacial. Novas missões e operações requerem que as Forças Armadas Portuguesas se mantenham com elevada prontidão, bem treinadas, projectáveis além-fronteiras e com equipamentos de última geração. É graças aos militares e às múltiplas missões das forças destacadas que Portugal tem afirmado a sua relevância internacional, honrando compromissos com a NATO e ajudando a consolidar a sua influência e credibilidade no mundo. As Forças Armadas Portuguesas desempenham funções importantíssimas e insubstituíveis, na garantia da nossa Soberania Nacional, na integridade do nosso Território, na defesa da nossa Pátria e na protecção da nossa existência como Povo.

 

 

 

Operação inicial na FAP:

 

 

Estes novos aviões EMB-390 Millennium são operados na FAP pela Esquadra 506 Rinocerontes cujo lema é "Só Pode O Que Impossível Parecia" com a primeira missão realizada em 19 Outubro 2023.

 

 

 

Operadores militares confirmados:

 

(Até final de 2023, no total foram vendidos/encomendados 41 aviões mais 1 opção de compra).

Força Aérea Portuguesa - 5 aviões, com opção para mais 1.

Força Aérea do Brasil - 22 aviões, incluindo os 2 protótipos.

Força Aérea da Hungria - 2 aviões encomendados.

Força Aérea da Holanda - 5 aviões encomendados.

Força Aérea da Áustria - 4 aviões encomendados.

Força Aérea da Coreia do Sul - 3 aviões encomendados.

 

Outras forças aéreas potenciais operadoras futuras do EMB-390 Millennium são as da Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Bolívia, França, Itália, Grécia, Suécia, Polónia, República Checa, Ucrânia, Kuwait, Qatar, Omã, EAU-Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egipto, Ruanda, Angola, África do Sul e Índia.

 

 

 

    

 

Wikipedia: (sobre o avião Embraer EMB-390 Millennium).

Wikipedia: (foto de pormenor da dianteira de um KC-390 da FAB).

YouTube: (exibição de um KC-390 da FAB no Paris Air Show 2019).

Pássaro de Ferro: (primeiro EMB-390 para a FAP chega a Portugal).

Operacional: (detalhes das características técnicas do KC-390).

YouTube: (Video-Filme da apresentação do EMB-390 da FAP).

YouTube: (Video-Filme sobre o primeiro EMB-390 da FAP).

YouTube: (Video-Filme EMB-390 no Aeroporto do Porto).

EMFA; (última fase de testes do EMB-390 da FAP).

EMFA: (modernização dos C-130 Hercules da FAP).

Modelismo: (miniatura à escala 1/144 da Master-X).